sábado, 07 dezembro 2019, 14:05
Início Notícias variedades Empresários realizam missão internacional de vivência em espaços urbanos

Empresários realizam missão internacional de vivência em espaços urbanos

A Vokkan Urbanismo, que anunciou recentemente um investimento superior a R$300 milhões na construção de três modernos bairros planejados em Santa Catarina, parte agora em busca de novas experiências para ampliar o potencial de seus negócios. Os empresários Julio Kipper,  Rafael Kirchner e André Miranda embarcam para uma grande missão internacional de 10 dias conhecendo grandes projetos arquitetônicos e de urbanismo na Inglaterra, Dinamarca e Suécia, com foco na vivência do cidadão nos espaços urbanos.

“Nosso objetivo é vivenciar na prática as modernas soluções que já são realidade em grandes centros que são pensados para as pessoas, sejam cidades ou bairros planejados. Iremos conhecer iniciativas inovadoras em Londres, Copenhague e Malmö, na Inglaterra, Dinamarca e Suécia”, explica o sócio da Vokkan, Julio Kipper. “Essa é uma missão que já havíamos planejado desde o início do nosso projeto, em 2015, mas deixamos a execução para mais próximo do lançamento oficial de nosso projeto, para que possamos experienciar conceitos e iniciativas e buscar ideias aplicáveis em nossa realidade”, completa Kipper.

A missão tem início no dia 19 de maio, em Notting Hill, bairro do distrito de Kensington e Chelsea, em Londres, na Inglaterra, mundialmente famoso, com um complexo residencial que estampa os perfis no Instagram de milhares de turistas, encanta por suas casas de cores pasteis e arquitetura vitoriana, georgiana e eduardiana. Tem ainda um mercado vivo, diversos jardins comuns, restaurantes e teatros renomados. Lá se localiza um dos mais famosos mercados a céu aberto do mundo, o Portobello Market. Por toda extensão da rua Portobello Road, diversos comerciantes anunciam seus produtos que variam de todos os tipos de frutas e verduras às mais variadas antiguidades. O mercado chega a reunir, aos sábado, cerca de 80 mil pessoas. “Este é um grande case de espaço compartilhado, com foco no life style, de um lugar pensado para as pessoas”, completa André Miranda.

Ainda no dia 19 a missão passará por Spitalfields, com espaços de usos mistos, a região agrega diversos restaurantes chaves, pubs, lojas diferenciadas, sendo possível encontrar artistas vendendo os mais diversos produtos no famoso mercado, com um comércio moderno e plural.

No dia 20, a imersão será em Kidbrooke Village, situado em uma das localidades mais populares de Londres, a Royal Borough of Greenwich. “Uma comunidade planejada situada dentro de 35 hectares de área verde e que contempla dois parques abertos: Sutcli_ e Park, já bem estabelecido e reconhecido com o selo Green Flag, e Cator Park, uma nova projeção para ampliar as amenidades ao ar livre acessíveis a todos os moradores das quatro vizinhanças. Nessa visita nossa proposta é trazer para os 11 espaços públicos que estamos projetando para o Viva Park Porto Belo, espaços comuns que mesclem as formas de utilização, propiciando a integração entre as mais variadas tribos”, exemplifica Rafael Kirchner. Neste dia a missão passa ainda pelo Architecture Tours, Explore Barbican Tours, Covent Garden e Seven Dials.

“O Barbican foi um local bombardeado na Segunda Guerra Mundial onde vamos buscar insights na área do design, com a integração entre projetos do passado e do futuro”, destaca Julio.

No dia 21 de maio a imersão entra nas construções sustentáveis com a visita ao The Crystal. O complexo é palco da maior exibição sobre o futuro das cidades, do centro de eventos listado como um dos mais sustentáveis do mundo. O grande complexo possui uma arquitetura dinâmica, com 14 espaços para evento flexíveis, produzindo cerca de 70% menos de carbono que os empresariais comparáveis no Reino Unido.

Na sequência, o destino é a Greenwich Millennium Village e Paddiington Basin, Uma comunidade planejada de sucesso, situada na península de Greenwich, ao lado do rio Tâmisa, com parques, centro ecológico e clube de iate. Descrito como um dos mais empolgantes e inovadores bairros residenciais da Europa, Greenwich Millennium Village é marcado por seu urbanismo que prioriza pedestres em relação aos carros. “Esse é o conceito que projetamos para nossos três bairros planejados em Santa Catarina, o investimento em infraestrutura será um dos nossos grandes diferenciais, com certeza um ineditismo em nossa região”, destaca Rafael.

Hoje Greenwich Millennium Village agrega 1.095 casas, junto a várias lojas e pontos comerciais. Ao fim do projeto, que continua em constante desenvolvimento, a comunidade almeja ter cerca de 1.800 casas, além dos espaços comerciais e comunitários.

No dia 22 os empresários desembarcam em Copenhague, onde um dos pontos altos será o encontro com Jan Gehl, renomado profissional, autor do livro Cidades para as Pessoas, com bate-papo focado na dimensão humana que já foi seriamente negligenciada no planejamento urbano. Especialista em criar cidades melhores, o arquiteto estuda os aspectos humanos antes de criar projetos de arquitetura, o que o fez criar uma metodologia de planejamento que prioriza as pessoas. Famoso por esse tipo de trabalho, ele é um dos profissionais da área mais requisitados do mundo.

A missão fará um city tour por Copenhague, com destaque para Sydhavn, área que agrega diversas áreas de convivência, como: parques, pontes, pista de ciclismo e restaurantes, que fazem da região um ponto chave para o desenvolvimento de diversos empreendimentos.

No dia 25 o destino é Malmö, na Suécia, o local conta com um programa de qualidade reconhecido por suas iniciativas como na produção de energia sustentável e diversidade arquitetônica. Todos esses fatores garantem uma alta sustentabilidade e diversidade como pré-requisitos básicos para futura expansão. “Essa é uma região que mescla o bom uso de áreas públicas e a integração com as pessoas. Uma comunidade planejada que vem ditando regras para o entorno e criando novos conceitos sobre o bem viver, a integração entre as cidades e as novas propostas de urbanismo, o que projetamos para nossos empreendimentos”, explica um dos sócios da Vokkan Urbanismo, André Miranda.

A missão encerra em Nordhavn, um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável, para que outras cidades possam adotar medidas que facilitem a vida de seus moradores e sejam ecologicamente viáveis. O novo bairro fará uso de energia eólica e de aquecimento proveniente de leitos de água quente subterrâneos, além de usar a própria água marítima para refrigeração nos meses mais quentes.

- Advertisement -

Deixe seu comentário

Últimas notícias

Tambaqui será destaque na FIESP

O Tambaqui e outros produtos de Rondônia serão apresentados para empresários paulistas na ação denominada “Rondônia Day”. O evento será realizado...

Brasil bate recorde de medalhas e fecha Pan em 2º após 56 anos

A delegação brasileira enviada para competir nos Jogos Pan-Americanos deixam a cidade de Lima com a melhor participação da história na competição...

Bolsonaro diz que Alemanha queria comprar a Amazônia

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, neste domingo (11), que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha para preservar a...

Governo alinha ações para criar nova feira de agronegócio e exposições em Porto Velho

Conhecido pelas grandes feiras agropecuárias no interior e até internacionalmente através da Rondônia Rural Show, o Estado agora busca dar a população...

Morador de Monte Negro descobre estar com câncer após imigrar para os EUA

Amigos e familiares de Josias Marques da Silva de 34 anos levantaram uma campanha de ajuda de custo na internet para...